Na manhã desta terça-feira (01/11), o Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) realizou a limpeza na ecobarreira localizada no Arroio da Tábua, na ponte da Ernesto Médici. A ação foi realizada para retirar o elevado depósito de lixo, que acaba causando alagamentos e enchentes. Foram removidos cerca de 12 m³ de resíduos, uma caçamba inteira de entulho.
O Daeb segue ressaltando a importância da população não fazer descartes nos arroios da cidade. Na limpeza de hoje, além de pequenos materiais, como garrafa pet e sacolas, foram encontrados objetos maiores, como uma máquina de lavar roupa.
A estrutura das ecobarreiras é produzida com bombonas plásticas e rede, sendo implantada nas calhas dos corpos d'água para contenção do lixo flutuante lançado nos arroios. Outra ecobarreira instalada no município é na região do Passo do Onze, no arroio Bagé. A colocação das ecobarreiras foram antecedidas pela limpeza e desassoreamento dos arroios. A primeira fase do projeto, que foi realizada de março a julho deste ano, contemplou mais de dois mil metros de extensão.