Direção do Daeb recebe moradores do Ivo Ferronato

 

Publicado em: 05/04/2023 09:47 | Fonte/Agência: Daeb

Whatsapp

 

DIREÇÃO DO DAEB RECEBE MORADORES DO IVO FERRONATO

 

Na manhã desta terça-feira (04/04), o Diretor Geral do Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb), Franco Alves, acompanhado de sua equipe técnica, recebeu representantes do Ivo Ferronato e um grupo de vereadores para abordar sobre o abastecimento no bairro. Na ocasião, a direção ouviu as demandas da comunidade e detalhou as ações que estão sendo realizadas.

 Alves apresentou duas propostas aos moradores para serem iniciadas a partir desta semana. Uma delas é estabelecer um contato direto do Daeb com a Associação do Bairro para administrar a distribuição de água via caminhão-pipa. Diariamente, de dois a três caminhões-pipa do Daeb atendem manhã, tarde e noite as residências do Ivo Ferronato.

A outra definição é aumentar a pressão da água para a região duas vezes na semana. O diretor do Daeb explicou que esta ação foi realizada na quinta-feira passada (30/03), mas, apesar de melhorar o abastecimento no bairro, provoca rompimentos na tubulação devido à pressão ficar muito acima do indicado. Assim, não pode ser realizada diariamente.

Durante a reunião, também foi entregue, aos presentes, material informativo com as ações que já foram realizadas até o momento. Entre as iniciativas estão a colocação de uma caixa d´água de 15 mil litros na Escola Municipal de Educação Infantil Professora Zita Vargas e a busca de captação de recursos para a implantação de um reservatório de água para a região, que seria interligado na rede, e conseguiria trazer uma resolução definitiva ao bairro.

 

Corte durante racionamento

Outro ponto levantado no encontro com moradores e vereadores foi a questão da suspensão do fornecimento de água em época de racionamento. Franco Alves explicou que em fevereiro o Governo Municipal sinalizou a intenção em realizar a interrupção dos cortes de água durante o racionamento. Porém, o Daeb solicitou um parecer jurídico para a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul (Agesan-RS), que atualmente regula as ações administrativas do Departamento. A entidade determinou a impossibilidade de suspensão do corte, baseado no disposto no artigo 40, caput da Lei Federal nº 11.445, de 2007, com a redação alterada pela Lei Federal nº14.026, de 2020.