8 MESES DE ESTIAGEM EM BAGÉ PROVOCAM NÍVEIS CRÍTICOS NAS BARRAGENS E AUMENTO DE RACIONAMENTO

 

Publicado em: 18/04/2023 13:27 | Fonte/Agência: DAEB

Whatsapp

 

8 MESES DE ESTIAGEM EM BAGÉ PROVOCAM NÍVEIS CRÍTICOS NAS BARRAGENS E AUMENTO DE RACIONAMENTO

Barragem Sanga Rasa

A reserva das barragens que abastecem a cidade de Bagé está em situação crítica. Há 8 meses o município enfrenta forte estiagem. Desde setembro de 2022, com exceção de março deste ano, as precipitações ficam abaixo da média. Em abril, foram registrados apenas 11,5 milímetros de chuva, insignificante para alterar o cenário.

Diante disso, a barragem da Sanga Rasa é a mais alarmante, pois está 9,30 m abaixo do normal. Já a barragem do Piraí está com 5,50 m negativos. Juntando a reserva do que se tem nas duas barragens, que são as principais de Bagé, e mantendo o racionamento de 15 horas como está hoje, estima-se que há apenas 25 dias de água para abastecer a população por estes reservatórios. Por isso, o Daeb irá aumentar o racionamento para 18 horas a partir de maio, a fim de evitar o colapso no fornecimento.

Desde que a estiagem se agravou, em janeiro, o Daeb entrou com racionamento preventivo de seis horas durante as madrugadas. Depois, em fevereiro, já foi aumentado para 12 horas e, em março, para 15 horas. Além do racionamento, a autarquia reativou a Pedreira, reservatório utilizado em situações emergenciais, para abastecer alguns bairros da Zona Leste. Além disso, intensificou o uso de caminhões-pipa. São dois veículos do Daeb, dois alugados e um do Exército.

Também estão sendo buscados recursos para amenizar a situação, como o recente repasse de R$ 200.000,00 reais, conquistados pela direção do Departamento em visita ao gabinete do Deputado Federal Lucas Redecker. O valor será utilizado na aquisição de um novo reservatório para a região do Ivo Ferronato, localização considerada ponta de rede e que é a mais atingida em épocas de racionamento.