Daeb atua na fiscalização de desperdício de água

 

Publicado em: 15/05/2023 09:43 | Fonte/Agência: Daeb

Whatsapp

 

 

Entre as ações do Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) para combater a estiagem, está a fiscalização de denúncias de desperdício de água. Desde fevereiro, a autarquia recebeu cerca de 100 denúncias para verificar casos de uso inadequado da água potável. Lavagem de veículos e calçada estão entre as ações mais denunciadas.

As equipes do Setor de Fiscalização do Daeb recebem a denúncia e vão até o local. Quando é constatado que realmente está havendo uma ação de desperdício, pela primeira vez, os fiscais realizam uma conversa, a fim de conscientizar sobre o uso racional da água potável. Se o imóvel for recorrente na irregularidade, o Daeb emite uma intimação. No caso de uma nova ocorrência, o usuário é multado. Neste ano, ainda não houve a necessidade de aplicação de multas. 

A fiscalização visa o cumprimento do Decreto nº 030/2023. Segundo o documento, está proibida a lavagem de carros, passeios públicos, pátios e fachadas de prédio com a água distribuída pela rede pública. O decreto enfatiza que os postos de lavagem de veículos não podem utilizar água potável da rede pública para este fim. Também está vedada irrigação de gramados, jardins e floreiras e reposição total ou troca de água de piscinas e reservatórios com a água tratada fornecida pelo Daeb.