• Daeb deve reativar mais poços

    Publicado em: 01/03/2018 08:14

    O Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb), de forma preventiva, está programando a reativação de mais poços artesianos. Há cerca de um mês, a superintendência operacional da autarquia vem realizando todos os procedimentos para colocar em funcionamento estas fontes alternativas de abastecimento, como a elaboração da listagem dos materiais que devem ser adquiridos. Assim, será realizada, no próximo dia 05, uma licitação para compra de bombas submersas, quadros de comando e demais equipamentos para montagem dos poços.

    Após a aquisição do material necessário, a equipe do Daeb realizará os testes de funcionamento, antes de reativá-los. Estes poços foram utilizados durante a última estiagem, em 2012.  Um deles é o do bairro Castro Alves, que possui uma vazão esperada de 6 mil litros por hora.

    Atualmente, o Departamento está utilizando sete poços artesianos para completar o abastecimento. Três foram reativados: Malafaia I, Malafaia II e Floresta. Outros receberam melhorias: Tiarajú, São Domingos, Stand e Comandante Kraemer. Juntos, estes poços contribuem com aproximadamente 35 mil litros por hora.

     

    Situação Barragens

    Apesar da precipitação da última terça-feira (27/02), que totalizou 25 milímetros na Sanga Rasa e 28 milímetros no Piraí, as barragens continuam com níveis muito baixos. A Barragem da Sanga Rasa está 6,30 metros abaixo do normal. A barragem do Piraí está 2 metros aquém do ideal. A Barragem Emergencial, por sua vez, está  0,30 centímetros negativos.