• Prefeitura recebe representantes do Governo do Estado para reunião sobre estiagem

    Publicado em: 01/03/2018 09:33

      

    Na tarde desta quarta-feira (28/02), a Prefeitura Municipal sediou reunião técnica com diversos órgãos do governo estadual sobre a situação de estiagem na região. O objetivo foi colher informações sobre as necessidades dos municípios a fim de agilizar a ajuda diante da seca.

    Além dos prefeitos de Aceguá, Hulha Negra e Candiota, estavam no encontro representantes da Casa Civil,  Secretarias de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi); Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR); de Obras, Saneamento e Habitação (SOSH); do Banrisul; do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul e do Badesul. Representando o governo municipal de Bagé estava o vice-prefeito Manoel Machado. 

    Machado recepcionou os participantes, reafirmando a importância da reunião por tratar de uma pauta tão importante para as cidades da campanha. Ele aproveitou a ocasião para ler um comunicado da senadora Ana Amélia Lemos, confirmando audiência com o Ministro-Chefe da Casa Civil Eliseu Padilha, no dia 21 de março, às 17h, sobre a situação dos municípios da região.

    O subchefe da Defesa Civil Estadual, tenente -coronel Jarbas Trois de Ávila, afirmou que o encontro de hoje buscava a ação de um grupo para enfrentar a situação de estiagem da melhor forma possível. Segundo ele, o Governo do Estado pode auxiliar de diversas formas. A Defesa Civil, por exemplo, com cestas básicas, reservatórios e caminhão-pipa.

    O diretor geral do Daeb, Volmir Silveira, anunciou os pedidos que o município de Bagé solicitará ao Governo do Estado: perfuração de poços, construção de cisternas e açudes na Zona Rural; maquinários para reativação de poços urbanos; pipa vinil; 5 mil caixas de água e escaneamento de rede para detectar vazamentos e ligações clandestinas.