• Daeb intensifica fiscalização de infrações em rede de água e hidrômetros

    Publicado em: 23/03/2018 08:31

    Como forma de combater o desperdício de água, o Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) intensificou as ações de fiscalização contra desvio no ramal da rede, que fazem com que o consumo de água não seja medido pelo hidrômetro. Violação e retirada de hidrômetros também estão sendo identificadas e autuadas. Por semana, são emitidos, em média, 70 autos de infração.

    As irregularidades chegam através de denúncias da população ou são detectadas pelo próprio Setor de Fiscalização e por outros setores do Daeb. A autarquia está investindo em equipamentos para facilitar o trabalho. Um exemplo são os geofones, que conseguem detectar o barulho da passagem da água. Com esta ferramenta, é possível identificar desvios de ramais de rede e vazamentos ocultos.

    A fiscalização do Daeb funciona todos os dias, 24 horas. A população pode realizar denúncia de irregularidades na rede de água e esgoto e de desperdício de água, neste período de estiagem, pelos telefones 115 e 32407800. A identidade do denunciante é preservada.