• Prefeitura e Daeb assinam contrato do novo reservatório de água para a cidade

    Publicado em: 06/04/2018 10:10

    Nesta sexta-feira (06/04) acontece a assinatura do contrato com a empresa que irá fornecer e montar um novo reservatório para a Estação de Tratamento de Água (ETA). A solenidade acontece às 15h, no Memorial da Água, no prédio revitalizado da Hidráulica de Bagé. O Governo Municipal e o Departamento de Água, Arroios e Esgoto (Daeb) assinam o contrato com a Tanks BR, empresa paulista vencedora da licitação.

    A iniciativa é histórica, já que Bagé conta apenas com um reservatório, construído em alvenaria de pedra granítica há mais de 100 anos, e que não atende mais a demanda nos horários de pico de consumo, exigindo manobras para manter o abastecimento sem interrupções. Além disso, a ação do tempo tem causado uma série de avarias que necessitam de urgente reparação, mas o fato de ser o único reservatório em atividade, torna inviável a realização destes serviços.

     

    O novo reservatório

    Com capacidade de 4 milhões de litros, o reservatório será em chapas de aço vitrificado para armazenamento de água tratada. O material garante que não haja corrosão interna ou externa nas paredes do reservatório, diminuindo significativamente despesas com manutenção e garantindo maior segurança e economia ao sistema. Será implantado na ETA, onde está localizado o outro reservatório, ao qual será interligado para que ambos operem em conjunto. O trabalho da empresa deve iniciar em dez dias após a entrega da ordem de início. A previsão para conclusão do reservatório é de nove meses. O valor orçado é de R$ 3.200.409,40.


    Imagem: Sondagem do terreno onde será construído o novo terreno.