• Bagé terá novo reservatório

    Publicado em: 06/04/2018 17:21

                   Foi assinado, nesta sexta-feira (06/04), o contrato com a empresa que será responsável pelo novo reservatório da Estação de Tratamento de Água (ETA).  A iniciativa é histórica, já que Bagé conta apenas com um reservatório, construído em alvenaria de pedra granítica há mais de 100 anos.

    Na ocasião, o engenheiro civil e diretor geral do Daeb, Volmir Silveira, destacou que quem ganha com a novidade é a população. “Esta obra é muito importante pois a perspectiva é triplicar o armazenamento de água tratada, já que o reservatório atual, por suas avarias, já não reserva boa parte da sua capacidade”, explicou. André Flores, representante da Tanks BR, empresa paulista vencedora da licitação, ressaltou a qualidade do novo reservatório. “É um produto totalmente diferenciado em reservação de líquido. Uma tecnologia usada na Europa e nos Estados Unidos. A Sabesp, de São Paulo, já possui 120 reservatórios deste tipo”, afirmou. 

     O Prefeito Divaldo Lara disse que era um dia histórico. “Temos um reservatório antigo, da época em que Bagé era um município pequeno. A rede de água aumentou, a população cresceu. Por isso no verão faltava água tratada mesmo com as barragens cheias. Ou pior: para limpar o reservatório, tinha que desabastecer toda a cidade. Isso não vai mais acontecer. Agora, teremos o que tem de melhor para armazenamento de água”, declarou.

     

    O novo reservatório

    Com capacidade de 4 milhões de litros, o reservatório será em chapas de aço vitrificado para armazenamento de água tratada. O material garante que não haja corrosão interna ou externa nas paredes do reservatório, diminuindo significativamente despesas com manutenção e garantindo maior segurança e economia ao sistema. Será implantado na ETA, onde está localizado o outro reservatório, ao qual será interligado para que ambos operem em conjunto. A previsão para conclusão do reservatório é de nove meses. O valor orçado é de R$ 3.200.409,40, recursos próprios do Daeb.