• Alunos da Orquestra Jovem do Pampa recebem aulas na Hidráulica

    Publicado em: 08/08/2018 13:31

    Próximo de completar um mês do início do projeto de educação e inclusão sociocultural, desenvolvido pela Associação Amigos da Orquestra Jovem do Pampa em parceria com o Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb), os 50 alunos participantes já se preparam para um recital, que acontecerá em setembro. As crianças e jovens contempladas estão tendo aulas no turno inverso escolar, no Memorial da Água, na Hidráulica revitalizada.

    “Estamos a menos de um mês com aulas, logicamente o processo de ensino dos instrumentos musicais não é da noite para o dia, é uma construção gradativa”, afirma o maestro Joab Muniz, coordenador do projeto. Segundo ele, nestas primeiras aulas, os alunos aprenderam o nome das partes dos instrumentos; o nome das cordas; propriedades do som e da música e princípios fundamentais para a técnica do instrumento, como sentar corretamente na cadeira com coluna ereta e ombros relaxados. “Também já criamos músicas com os estudantes, somente com as cordas soltas, percussão nos instrumentos e improvisação, além de começarmos a ensiná-los a ler partitura”, ressalta Muniz. Ainda faz parte das aulas orientações sobre água e meio ambiente.

    O projeto foi selecionado através do edital de Chamamento Público 01/2018, que buscava parcerias através de termo de colaboração com Organização da Sociedade Civil (OSC) para ações de educação e consumo consciente da água através da música. A parceria tem como objetivo oferecer aulas gratuitas para 50 crianças e adolescentes, entre 8 e 17 anos, regularmente matriculados em escolas da rede municipal de ensino. Como consequência, a iniciativa busca formar orquestra jovem com estes futuros instrumentistas.