Daeb realiza limpeza do Arroio Gontan

 

Publicado em: 10/07/2019 14:45 | Fonte/Agência: Daeb

Whatsapp

 

 

Nesta semana, o Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) está realizando a limpeza do arroio Gontan, próximo à pista de skate na Rua Carlos Mangabeira. A ação tem como objetivo permitir uma maior vazão nesta área do arroio, pois há anos os moradores sofrem com os alagamentos ocasionados pelo transbordamento da água.

A previsão é que seja retirado, aproximadamente, 1.300 metros cúbicos de lixo e areia. Os funcionários do Daeb estão trabalhando no local com a ajuda de uma retroescavadeira e de um caminhão caçamba. A atividade está autorizada pela Licença Ambiental nº80/18, da Secretaria de Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa (Semapa), que prevê o desassoreamento, com limpeza e dragagem, desta parte do arroio Gontan, que totaliza 60 metros.

A ação visa cumprir uma demanda do Ministério Público e dos moradores daquela região. Este trecho do arroio possui acúmulo de terra nas suas margens, ocasionando o estreitamento da calha do canal”, explica Graciano Pereira, diretor do Daeb. Ele ainda acrescenta que algumas obras de canalização que foram executadas ao longo dos anos também acabam por ocasionar retenção de lixo e galhos de vegetação, o que contribui para a retenção do fluxo normal do arroio.