INTERLIGAÇÃO ENTRE BARRAGENS AUMENTA CAPTAÇÃO DE ÁGUA

 

Publicado em: 17/01/2020 20:25 | Fonte/Agência: Daeb

Whatsapp

 

INTERLIGAÇÃO ENTRE BARRAGENS AUMENTA CAPTAÇÃO DE ÁGUA

Barragem da Sanga Rasa

O Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb), investiu em uma série de ações durante a estiagem de 2018 que hoje estão ajudando a enfrentar a situação atual. Uma delas foi a interligação entre as barragens do Piraí e Sanga Rasa, que aumentou a possibilidade de captação de água. A rede leva água da primeira barragem, que tem uma área de captação muito maior, e por isso recupera seu nível mais rapidamente, mesmo com poucas chuvas, até a Sanga Rasa, o maior reservatório. Esta transposição de água aumentou entre 30 a 40 por cento a capacidade de resistência do sistema de abastecimento em época de baixas precipitações.

O Daeb está acompanhando diariamente a situação das três barragens que abastecem Bagé, onde técnicos da autarquia fazem a verificação dos níveis dos reservatórios, dos prognósticos de chuvas para as próximas semanas e o comparativo com os dados de anos anteriores, quando foi necessário implantar o rodízio no abastecimento.

Embora a situação da estiagem na cidade não seja tão extrema quanto em outros municípios do estado, cuidados são necessários. A Sanga Rasa encontra-se com nível próximo aos dois metros negativos, enquanto o Piraí, um metro, e a Emergencial praticamente cheia. O Departamento pede conscientização à população nas suas atividades diárias, evitando o desperdício, reaproveitando o que for possível, e comunicando o plantão do Daeb sobre possíveis vazamentos em via pública.

“O cenário no mês de janeiro mostra-se, até o momento, como o pior dos últimos anos, acumulando apenas 45 milímetros de chuvas. Ano passado, até o dia 17, já tínhamos o registro de 335 milímetros. A Sanga Rasa está com 85 por cento do seu volume, portanto, é de suma importância o uso consciente da água” informa Máiquel Vieira, engenheiro diretor responsável pela captação e tratamento de água.

“A previsão para fevereiro é de início de elevação nas médias pluviométricas, o que pode nos garantir atravessar esta fase sem a necessidade de outro racionamento logo adiante. Mas estamos preparados com nosso quadro de servidores técnicos, com grande experiência para lidar com a situação e garantir o abastecimento aos bageenses” declara Graciano Pereira, diretor geral do Daeb.