Daeb realiza ações para melhorar abastecimento em pontas de rede

 

Publicado em: 31/03/2020 12:25 | Fonte/Agência: DAEB

Whatsapp

 

Daeb realiza ações para melhorar abastecimento em pontas de rede

Eletromecânica trabalha em motor de bombeamento

O Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) está realizando diversas obras para tentar resolver problemas de abastecimento em locais chamados “ponta de rede”. Nestes pontos terminais de distribuição, a pressão da água tende a diminuir em épocas de racionamento.  

Entre os bairros em que o Daeb está trabalhando para melhorar o fornecimento de água estão o bairro União, Floresta, Pedra Branca e Damé. Nas ações realizadas estão manutenções em motores e bombas, além de sondagens nas tubulações.

Em relação ao consumo, a avaliação da primeira semana de racionamento não é totalmente satisfatória. “Economizamos uma média de 19% nestes primeiros dias. A população precisa nos ajudar para economizar ainda mais”, ressalta Graciano Pereira, diretor do Daeb. Segundo ele, uma ação conscientizadora precisa ser realizada dentro dos condomínios. Nos últimos dias, o Daeb tem recebido inúmeras reclamações de falta de água nestes tipos de residenciais.  “Há alguns condomínios em que as pessoas seguem consumindo normalmente.  Aí, a água reservada nas caixas, que são abastecidas apenas 12 horas, não está dando conta da demanda. Resultado: estes prédios acabam ficando desabastecidos”, explica.

O Daeb lembra que desperdícios de água, como lavagem de calçadas e carros, estão proibidos por decreto municipal e estão sujeitos a multa. Denúncias podem ser feitas pelos telefones 08005102219, 32407800 ou 115. Para poder autuar, a Autarquia necessita realizar o flagrante da ação.

Chuvas e barragens

Março está encerrando praticamente sem ocorrência de chuvas. Neste mês, a Estação de Tratamento de Água (ETA) registrou apenas 11 milímetros de precipitação.

Com este cenário e com a continuidade de temperaturas altas, as barragens da cidade estão com níveis ainda mais baixos. A Sanga Rasa está com 5,50 m negativos, a do Piraí está 3,75 m aquém e a Emergencial está 1,10 m abaixo do normal.