Obra da Estação de Bombeamento de Esgoto avança na implantação da tubulação

 

Publicado em: 23/11/2020 13:11 | Fonte/Agência: Daeb

Whatsapp

 

 

Nos últimos dias, quem passou pelo trevo do cemitério da cidade observou a movimentação da obra da Estação de Bombeamento de Esgoto (EBE). Foi executada toda implantação de 700 metros de rede externa, interligando até a Estação de Tratamento de Esgoto Central (ETE). Agora, inicia o trabalho de colocação de tubulação na parte interna da Estação.   

A obra está sendo realizada pela empresa Behr Saneamento e Pavimentação Ltda. A previsão de entrega é daqui a cinco meses. Estima-se que 40% do empreendimento já foi executado.

A Estação de Bombeamento de Esgoto tem a finalidade de conduzir os efluentes de uma cota mais baixa para uma mais elevada, ou seja, até a Estação de Tratamento de Esgoto, que já está finalizada. Também faz parte desta obra, uma rede de interceptores que coleta o esgoto em diversas áreas da cidade. Esta etapa também foi concluída.

“Uma das grandes metas da nossa gestão é a conclusão desta obra, que teve parada por muito tempo. Depois de finalizada, teremos índices superiores à grande parte das cidades brasileiras: 80% de esgoto coletado e quase 50% de tratado. É um salto na qualidade de vida das pessoas e um benefício ao meio ambiente, já que os efluentes domésticos não serão mais despejados nos arroios”, explica Eduardo Mendes, diretor do Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb).

O investimento total na obra é de R$ 4.183.145,93, recursos do Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com contrapartida do município.