Chuvas estão muito abaixo da média em Bagé

 

Publicado em: 24/11/2020 14:26 | Fonte/Agência: Daeb

Whatsapp

 

 

A falta de chuvas e as altas temperaturas dos últimos dias fazem com que o Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) alerte a população para o uso consciente da água. Em novembro, até o momento, choveu apenas 10,5 milímetros. Todo o ano de 2020 foi deficitário de chuvas. Na maioria dos meses não foram observadas precipitações acima de 100 milímetros. As exceções foram janeiro, maio e junho.  

Com isso, as barragens que abastecem a cidade já começaram a baixar. A Sanga Rasa está 1,25 m abaixo do nível normal. A do Piraí está 1,05 m aquém. Já a Emergencial está com apenas 30 centímetros negativos. Os índices ainda não são considerados alarmantes. Assim, neste momento, o Daeb não cogita iniciar racionamento.

Porém, são necessários alguns alertas, principalmente com a chegada das altas temperaturas. Antes de lavar a calçada, use vassoura. Não use a água da mangueira para “varrer” a sujeira. Junte roupas para lavar todas de uma só vez. Aproveite a água usada no tanque ou na máquina para lavar calçadas. Use baldes, e não a mangueira, para lavar o carro. Cuidado com os vazamentos, torneiras pingando e descarga desregulada, procure fazer manutenção regularmente.