Fevereiro ultrapassa o dobro da média histórica de chuvas

 

Publicado em: 18/02/2021 08:20 | Fonte/Agência: DAEB

Whatsapp

 

A Estação de Tratamento de Água (ETA) registrou, durante o feriadão de carnaval, 114 milímetros de chuva. O acumulado de fevereiro, até o momento, já é de 185,5 milímetros. O índice alcançou mais do que o dobro da média histórica do mês, que é 75 milímetros.

A forte precipitação recuperou plenamente as barragens Emergencial e Piraí, que estão no seu nível máximo. A Sanga Rasa, que possui uma bacia de captação muito limitada, ainda está 2,70 metros abaixo do normal. “O déficit de chuva era muito grande, pois foram seis meses com registros abaixo da média.  Mas estas chuvas nos tiraram do alerta vermelho, melhorando a Sanga Rasa e recuperando o Piraí e Emergencial”, explica o engenheiro Eduardo Mendes, diretor do Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb).

Com o grande volume de chuva, o Daeb também atuou fortemente no trabalho contra os alagamentos, juntamente com a Defesa Civil e Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra). Foram registrados 33 atendimentos em diversos bairros, como Mingote Paiva, Pedra Branca, Santa Cecília, Santa Flora, Arvorezinha, Passo das Pedras e Alcides Almeida.