Daeb avalia primeiras horas de racionamento

 

Publicado em: 21/05/2021 17:00 | Fonte/Agência: Daeb

Whatsapp

 

 

A comissão de servidores do Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb), responsável pelas ações diante da falta de chuvas, se reuniu na tarde desta sexta-feira (21/05) a fim de avaliar as primeiras horas do racionamento implantado na cidade.

O grupo discutiu algumas manobras que estão sendo realizadas para amenizar os problemas no abastecimento nas pontas de rede. Estes locais também estão recebendo água por caminhão-pipa. Os técnicos explicaram que o sistema é complexo e que, depois que os motores são ligados, nos horários estabelecidos na escala de racionamento, demora um tempo para que toda a rede seja abastecida. Então, nem todos bairros recebem água no mesmo horário.

Durante a reunião também foi abordada a parceria que está sendo firmada com o Exército. Nos próximos dias, dois caminhões-pipa militares devem começar a levar água em locais que estão necessitando de suporte. Os veículos irão retirar água da Estação de Tratamento de Água (ETA).

A comissão também abordou sobre a necessidade da ocorrência de precipitações muito significativas para reverter a situação. Nos últimos dois meses, o déficit hídrico foi de 218,5 milímetros em relação às médias históricas.

A Barragem da Sanga Rasa está 5,50 metros abaixo do nível normal. Já a do Piraí está com 2 metros negativos. A Emergencial, por sua vez, está 0,5 m aquém.