Daeb realiza ações para amenizar efeitos do racionamento

 

Publicado em: 26/05/2021 08:25 | Fonte/Agência: Daeb

Whatsapp

 

 

O Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) está trabalhando para amenizar algumas consequências do racionamento no sistema de abastecimento. Uma delas é a falta de pressão em determinados locais da cidade, principalmente nas chamadas “pontas de rede”, onde a água chega por último. 

Uma das ações que está sendo realizada é no bairro Malafaia, a fim de buscar um aumento na pressão da água. Foi realizada uma interligação de rede na região e agora estão sendo feitas sondagens para detectar onde a pressão diminui. Também está sendo testada a colocação de um novo registro na Avenida Santa Tecla. Ações semelhantes serão realizadas em outros bairros com problemas semelhantes de abastecimento, em que, por exemplo, não há força para a água subir nas caixas.    

Para avaliar esta e outras ações, a comissão de servidores responsável pelo combate à seca se reuniu na manhã desta quarta-feira (26/05). Na pauta do encontro estava também a utilização de caminhões-pipa para distribuição de água em pontos críticos e na zona rural da cidade. Dois veículos militares devem se juntar ao caminhão do Daeb ainda nesta semana. Durante a reunião, os técnicos abordaram ainda sobre o uso dos poços artesianos. No momento, estão ativos os do Aeroporto, Malafaia, Floresta e São Domingos.  

O Daeb relembra que o abastecimento começa a ser realizado no setor 1 às 03h da manhã e no setor 2 às 15h, mas não significa que todos os bairros vão iniciar a receber a água nestes horários. A rede de água vai sendo completada aos poucos, devido ao esvaziamento das tubulações.

 

Barragens

As barragens de Bagé seguem sofrendo com a falta de chuvas. No mês de maio, até o momento, foram observados somente 26,5 milímetros de precipitação na Estação de Tratamento de Água (ETA), enquanto que a média histórica é de 148,5 milímetros. A Barragem da Sanga Rasa está 5,60 metros abaixo do nível normal. Já a do Piraí está com 2,20 metros negativos. A Emergencial, por sua vez, está 0,55 m aquém.