Daeb diminui racionamento para seis horas

 

Publicado em: 28/06/2021 18:00 | Fonte/Agência: Daeb

Whatsapp

 

A partir desta terça-feira (29/06), o Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) diminui o racionamento para seis horas diárias. Toda cidade será abastecida entre as 5h da manhã e as 23h, podendo toda população usufruir de água durante o dia.
A redução, decidida hoje em reunião, foi possível graças ao retorno de chuvas acima da média, depois de três meses com registros bem abaixo dos normais. Em junho, até o momento, foram registrados 147,8 milímetros de precipitação, na Estação de Tratamento de Água (ETA). 
Porém, a barragem da Sanga Rasa segue abaixo do nível normal. O reservatório está com 2,60 metros negativos. Desta forma, como medida de precaução, o Daeb resolveu por manter o racionamento para uma maior garantia de reserva para a primavera e verão. As barragens do Piraí e Emergencial já chegaram no nível máximo, agora resta a Sanga Rasa, que é considerada a principal do município, se recuperar.
"Com esta redução buscamos evitar os desperdícios de água para, juntamente com a ocorrência de próximas chuvas, a Sanga Rasa poder chegar ao seu nível máximo. Frisamos que o novo horário do racionamento, das 23h às 5h da manhã sem água, visa não prejudicar a população nas suas atividades rotineiras, que geralmente são realizadas fora deste horário", explica Franco Alves, diretor geral do Daeb.