Daeb alcança quase 100% da leitura do consumo de água no município

 

Publicado em: 20/05/2022 14:12 | Fonte/Agência: Daeb

Whatsapp

 

O Setor de Leitura e Distribuição do Daeb alcançou a média de leitura de 99,59% dos hidrômetros da cidade nos primeiros quatro meses do ano. Em Bagé, são mais de 44 mil hidrômetros instalados. Proporcionalmente, são 4.400 medidores para cada leiturista.

Mesmo com um alto índice de furtos de hidrômetros em alguns meses, a equipe alcançou esta satisfatória porcentagem de leitura. Outro desafio do setor são os hidrômetros instalados no interior dos imóveis, que são inacessíveis ao leiturista e que devem ser adequados. A meta do setor é ultrapassar o índice de leitura e distribuição do ano anterior, que alcançou a média de 99,63% de consumos lidos. 

O Daeb ressalta que o consumidor pode monitorar a leitura do hidrômetro para fazer o controle do consumo de água. Para isso, é necessário analisar o visor do medidor, que é composto por números vermelhos e pretos: os vermelhos devem ser ignorados, já que o consumo é registrado pelos números pretos em metros cúbicos. A autarquia sugere ainda que os imóveis possuam um local apropriado para os leituristas deixarem a conta, como uma caixa de correio, a fim de conservar a fatura.