Agência Reguladora de Saneamento realiza primeira vistoria em Bagé

 

Publicado em: 07/06/2022 08:58 | Fonte/Agência: Daeb

Whatsapp

 

 

Nesta semana, técnicos da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul (Agesan-RS) realizam vistoria de reconhecimento em Bagé. O município firmou, em abril, convênio de regulação com a agência, pelo período de dez anos. O objetivo é fiscalizar o cumprimento das metas estabelecidas pelo novo marco regulatório do saneamento, que devem ser atingidas até 2033.

Na manhã desta segunda-feira (06/06), a comitiva da Agesan-RS conversou com os chefes e diretores do Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb), a fim de apresentar a instituição e o trabalho que deve ser realizado nos próximos dias. A equipe irá conhecer a estrutura física do atendimento comercial da autarquia, dos reservatórios, das Estações de Tratamento de Água e Esgoto e das barragens. Também será verificada a pressão de distribuição das redes.

Em torno de 30 dias, os técnicos da Agesan-RS devem concluir o relatório da visita, documento que deve servir como base para os próximos trabalhos. “A regulação é muito importante para alcançar a meta da universalização prevista na Lei Federal. A Agesan vem colaborar para atingir estas metas em um município que, historicamente, tem problemas de abastecimento de água pelas estiagens”, afirma Demétrius Jung Gonzalez, diretor geral da Agência.

A Agesan-RS já atende 27 municípios gaúchos, alcançando 1,8 milhões de habitantes. Entre as cidades reguladas pela entidade estão Novo Hamburgo, Canoas, Canela, Esteio e Tramandaí.