Daeb realiza testes nas Estações de Bombeamento e Tratamento de Esgoto

 

Publicado em: 05/08/2022 17:00 | Fonte/Agência: Daeb

Whatsapp

 

 

O Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) realizou nesta sexta-feira (05/08), testes para colocar em funcionamento o novo Sistema de Esgotamento Sanitário de Bagé. O objetivo é beneficiar diretamente cerca de 30 mil pessoas, que terão os seus esgotos tratados. Além disso, visa reduzir grande parte da carga poluidora dos Arroios Bagé e Gontan, refletindo na despoluição da Bacia do Rio Negro.

A obra é dividida em três importantes partes: interceptores, Estação de Bombeamento de Esgotos (EBE) e Estação de Tratamento de Esgotos (ETE).  A rede de interceptores coleta o esgoto em diversas áreas da cidade. Já a EBE tem a finalidade de conduzir os efluentes de uma cota mais baixa para uma mais elevada, ou seja, até a ETE. Lá, será realizado o tratamento dos esgotos pelo processo de tratamento biológico do tipo lodos ativados com aeração prolongada.

O investimento total no novo sistema foi de mais de 20 milhões de reais, recursos oriundos do Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), com contrapartida do Município de Bagé, geridos pela Caixa Econômica Federal.