Cerimônia histórica marca início do fornecimento de água potável na comunidade da Serrilhada

 

Publicado em: 01/07/2025 14:11 | Fonte/Agência: Daeb

Whatsapp

 

 

Nesta sexta-feira, 27 de junho, a comunidade da Serrilhada, localizada na fronteira entre Brasil e Uruguai, celebrou um momento histórico com a oficialização do fornecimento de água potável para as famílias que residem no lado brasileiro da localidade. A cerimônia de assinatura do convênio entre o Departamento de Água, Arroios e Esgotos de Bagé (Daeb) e a estatal uruguaia Obras Sanitarias del Estado (OSE) aconteceu na praça Enio Pintos, e contou com a presença de autoridades dos dois países, além de representantes das instituições envolvidas.

O convênio formaliza o acesso à água potável para cerca de 30 famílias brasileiras, que, apesar de viverem ao lado de vizinhos uruguaios já atendidos pela OSE, nunca haviam tido acesso à rede regular de água encanada. A estrutura de distribuição até chegou a ser implantada pelo Daeb em 2022, com 1.900 metros de tubulação, mas o sistema só entrou em operação agora, após um acordo firmado entre os dois países.

O prefeito de Bagé, Luiz Fernando Mainardi, que há um mês realizou a visita que resultou no acordo, destacou a emoção de ver uma necessidade tão básica sendo finalmente atendida. “Se há algo simbólico aqui, tão importante quanto essa escola que também acolhe estudantes brasileiros, é garantir água onde ela nunca existiu. A vida real da fronteira é essa: uma integração sem barreiras. E esse gesto de cooperação entre dois países mostra que, mesmo que fosse por uma única família, já seria nosso dever garantir esse direito. Hoje é um dia de emoção, de justiça e de reparação histórica”, afirmou o prefeito.

O diretor do Daeb, Max Meinke, também se manifestou sobre a importância do acordo, destacando que a iniciativa reflete o esforço de vários anos e de diversas autoridades envolvidas. “Este ato tem um enorme significado, já expresso pelas mensagens emocionantes lidas pelas crianças, mas também reflete o esforço contínuo da comunidade de fronteira, tanto do Brasil quanto do Uruguai. Muitos temas ainda carecem de soluções concretas, e há muito o que fazer para que as estruturas de Estado atendam de forma eficiente todos os cidadãos, independentemente de sua nacionalidade”, disse Meinke.

A cerimônia contou com a presença de várias autoridades locais e internacionais, reforçando o caráter binacional da solução para o problema de abastecimento de água na Serrilhada. Entre os presentes estavam o Ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai, Luis Alfredo Fratti, o presidente da OSE, Pablo Ferreri, o diretor da OSE, José Antonio Amy, o intendente do Departamento de Rivera, José Mazzoni, o presidente da Comissão Técnico Mixta Binacional Uruguay-Brasil de la Laguna Merín, Paulo Beck, o deputado pelo departamento de Rivera, Rubenson Silva, além de representantes do município de Bagé, como o secretário de Infraestrutura, Edegar Franco, o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Gilson Machado, e os vereadores Ana Paula Moreira, Faustina Campos e Patrique Cebola.

Com a formalização do convênio, a comunidade da Serrilhada finalmente começa a ter acesso à água potável, um direito essencial que por anos lhes foi negado. A Prefeitura de Bagé reafirma seu compromisso com a integração regional e com políticas públicas que garantam dignidade à população da fronteira. Este momento é celebrado como um exemplo de cooperação internacional e um marco no desenvolvimento sustentável da região.