O Daeb é responsável pelo abastecimento de água em Bagé, desde a captação até a distribuição. A água é captada nas três barragens: Emergencial, Piraí e Sanga Rasa. Após, ela é tratada na Estação de Tratamento de Água (ETA). Depois de tratada, a água está pronta para ser distribuída. Uma parte do abastecimento é realizada por alimentação direta, ou seja, vai por gravidade para as casas. Já em outros bairros, a água chega indiretamente. Ela é impulsionada por bomba até os apoiados, os reservatórios. Deles, é enviada para as caixas elevadas, de onde vai por gravidade para as casas.
Análises Básicas de Condução do Tratamento: pH, Turbidez: Cor; Alcalinidade; Teor de Cloro Livre; Teor de Flúor.
Agentes Químicos de Tratamento: Sulfato de Alumínio (floculante); Cloro-gás (desinfecção); Fluossilicato de Sódio (proteção à cárie dentária).
Outras análises realizadas: Teor de Coliformes (microbiologia); matéria orgânica; Oxigênio Dissolvido (OD); Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO); Teor de Ferro; Teor de Manganês; Dureza.
Se eventuais dúvidas surgirem em relação à qualidade da água distribuída, solicite a presença do corpo técnico (Engenheiros Químicos e/ou Técnicos Químicos) do Laboratório/ETA- DAEB, os quais estarão prontamente disponíveis a prestarem os devidos esclarecimentos.